De ‘Guiana Brasileira’ a ‘Pernambuco em Pé’: Brasileiros ‘anexam’ Portugal na zoeira das redes sociais

Viral no TikTok, brincadeira transforma cidades portuguesas em ‘estados’ brasileiros e chega a alterar nomes no Google Maps e verbete na Wikipedia

Guiana Brasileira
Crédito: Reprodução/ X (Twitter)

Uma nova onda de “brasilidade” tomou conta das redes sociais, e o alvo da vez é Portugal. Uma brincadeira que começou no TikTok transformou o país europeu na “Guiana Brasileira”, com direito a “novos nomes” para as cidades e até tentativa de “anexação” na Wikipedia.  

Vídeos de brasileiros visitando Portugal e se referindo ao país como “Guiana Brasileira” viralizaram no TikTok, acumulando quase 600 mil visualizações. As “novas” alcunhas das cidades portuguesas também chamaram a atenção: Lisboa virou “Vitória da Reconquista”, Porto foi rebatizado de “Porto de Gajinhas” e surgiram ainda “Faixa de Gajos”, “Rio de Fevereiro”, “Pernambuco em Pé”, “Rio Grande de Fora” e “Mato Grosso do Norte”.  

A brincadeira ultrapassou os limites do TikTok e invadiu outras plataformas. Na manhã desta quarta-feira, usuários encontraram as localizações de Portugal no Google Maps com alguns dos nomes utilizados nos vídeos. Qualquer pessoa pode incluir um novo local no mapa, mas a permanência está sujeita à verificação oficial da plataforma.  

A Wikipedia também foi alvo da “zoeira”. O verbete de Portugal chegou a ser alterado para Guiana Brasileira, com a inclusão de uma fake news sobre um “acordo histórico” que teria resultado na anexação de Portugal pelo Brasil. A alteração foi revertida em poucos minutos.  

Apesar de ter viralizado recentemente, a tendência teria começado a circular no ano passado, a partir de discussões no Reddit. Na época, portugueses teriam reclamado da onda de imigração brasileira para o país, e a “Guiana Brasileira” surgiu como uma resposta. Estima-se que cerca de 360 mil brasileiros vivam em Portugal, e muitos têm relatado casos de xenofobia nos últimos meses.  

A relação entre Brasil e Portugal é marcada por séculos de história, desde o período da colonização até a independência do Brasil. Atualmente, os laços entre os dois países se mantêm fortes, com uma grande comunidade de brasileiros vivendo em terras lusitanas.  

A “brincadeira” nas redes sociais dividiu opiniões. Alguns portugueses reagiram com bom humor, entrando na onda da zoeira e retrucando os brasileiros. Outros não gostaram da comparação e saíram em defesa de seu país.  

Em 2021, outra polêmica envolvendo Brasil e Portugal ganhou repercussão nas redes sociais. Portugueses reclamaram que as crianças do país estavam falando “brasileiro” por influência do youtuber Lucas Neto. Após as críticas, o influenciador decidiu dublar seus episódios e filmes em português de Portugal.  

A tendência de chamar Portugal de Guiana Brasileira é mais um capítulo da complexa relação entre os dois países, marcada por laços históricos, culturais e linguísticos, mas também por tensões e estereótipos. Resta saber se essa “brincadeira” passageira nas redes sociais deixará alguma marca duradoura nessa história.  

Publicado por Arthur Silva

Colaborador do Patrocínio Fácil, onde contribui com a publicação de notícias, oportunidades de emprego e informações empresariais. Apaixonado por futebol, busca alinhar essa paixão com seu desenvolvimento profissional na área esportiva.

Receba as principais notícias de Patrocínio pelo nosso grupo do WhatsApp

3 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja Mais

Mais lidas

1

Supermercados BH Desmente Boatos de Expansão com Compra do Bretas

2

Prefeitura de Patrocínio divulga calendário de feriados e pontos facultativos para 2025

3

Jovem deixa mensagem de despedida e tira a própria vida em trágico acidente na BR-365

4

Professor Gilberto José de Melo da Escola Estadual Nely Amaral Falece Durante Aula

5

Nota de Falecimento: Família e amigos se despedem de Athaydia Francisca nesta quinta-feira

VAGAS DE EMPREGO

Aproveite as 110 vagas de emprego em aberto em Patrocínio!

Ver vagas de emprego