O primeiro pontífice latino-americano, conhecido por sua atuação em prol dos necessitados, deixa um legado marcante na Igreja Católica.

Na madrugada desta segunda-feira (21/4), o Papa Francisco faleceu aos 88 anos em sua residência oficial na Casa Santa Marta, no Vaticano, em Roma. A informação foi divulgada pelo cardeal Kevin Farrell.
O pontífice, que enfrentava problemas respiratórios desde a juventude e havia sido internado recentemente por cerca de 40 dias devido a uma pneumonia dupla, fez suas últimas aparições públicas na Basílica de São Pedro e na Praça de São Pedro. No Domingo de Páscoa (20/4), ele abençoou os fiéis na Praça de São Pedro e fez um apelo aos líderes políticos para que priorizassem o auxílio aos necessitados e o combate à fome.
Nascido em Buenos Aires, Argentina, em 1936, Jorge Mario Bergoglio, nome de batismo do Papa Francisco, destacou-se por seu trabalho solidário durante a crise econômica de 2001 em seu país. Ele assumiu a liderança da Igreja Católica em 2013, tornando-se o primeiro Papa latino-americano, após a renúncia de Bento XVI.
O falecimento do Papa Francisco representa um momento de comoção para a comunidade católica global. Sua trajetória será lembrada por sua proximidade com os fiéis, defesa dos mais vulneráveis e esforços em promover o diálogo inter-religioso.