Prefeito Gustavo Brasileiro promete solucionar problemas históricos de abastecimento de água e esgoto com obras do DAEPA que começam já em 2025

Em um anúncio realizado durante o evento de lançamento do circuito fechado na última quarta-feira, 03 de abril de 2025, o prefeito de Patrocínio, Gustavo Brasileiro, revelou um audacioso projeto de reestruturação do Departamento de Água e Esgoto de Patrocínio (DAEPA). O investimento estimado em R$ 50 milhões tem como objetivo atacar de frente problemas crônicos que afetam a vida dos cidadãos: a escassez de água e o forte odor proveniente da Estação de Tratamento de Esgoto (ETE).
Os recursos serão destinados à construção de três novos barramentos, sendo um deles com início já no primeiro semestre deste ano. A medida visa ampliar a capacidade de armazenamento de água do município e garantir um abastecimento mais estável, especialmente durante os períodos de estiagem, quando a população enfrenta dificuldades com a falta d’água e até mesmo água barrenta saindo das torneiras. Segundo o prefeito, um reservatório de grande porte será capaz de suprir até 80% da demanda em tais períodos.
Além dos barramentos, o investimento contempla a ampliação da captação e tratamento de água, com a instalação de novas bombas e sistemas reservas. A Estação de Tratamento de Esgoto (ETE) também passará por melhorias significativas, com o objetivo de eliminar o mau cheiro que incomoda os moradores das regiões do Jardim Sul e Enéas Aguiar.
“Teremos também um trabalho específico na entrega dessa água para o nosso povo. Os investimentos são altos, mas nos organizamos para fazer. Os nossos recursos serão colocados em bons programas permanentes, pensando num futuro onde tenhamos água, energia e condição de viver melhor no município de Patrocínio”, afirmou Gustavo Brasileiro durante o anúncio.