Evento celebra a mineiridade, valoriza talentos locais e projeta a 10ª edição para 2026

O Espaço Cultural de Patrocínio foi palco, de 24 a 27 de julho, de um marco na história cultural e gastronômica da região: o 9º Festival de Cultura e Cozinha do Cerrado. O evento superou todas as expectativas, atraindo um público superior a 50 mil pessoas e estabelecendo um novo recorde em todas as suas edições. A programação diversificada, com cerca de 60 atrações, celebrou a rica cultura mineira e a excelência da culinária local.
O festival ofereceu uma imersão completa em arte e sabor, com apresentações musicais, teatrais, de dança, exposições de artes plásticas, contação de histórias e oficinas culinárias. O palco principal brilhou com a presença de grandes nomes da música brasileira, como Rogério Flausino e Wilson Sideral em um tributo a Cazuza, Zeca Baleiro, Paulo Miklos, DZ6 em homenagem ao Charlie Brown Jr., e Biquini, que dividiram o espaço com talentosos artistas da cena cultural regional.
Wander Junior de Carvalho, presidente da Associação Comercial e Industrial de Patrocínio (ACIP), expressou sua satisfação: “Uma grande felicidade em realizar esse grande Festival. Muito mais que ingrediente e tempero, o Festival acontece pela dedicação de todos. Obrigado aos parceiros, já que é só a união que permite a realização desse evento”.
A gastronomia foi, sem dúvida, um dos pilares do sucesso do Festival. Dezoito bares e restaurantes da cidade criaram e disponibilizaram 29 pratos exclusivos para o evento, com a curadoria especializada dos chefs Aurélio Luan Zacarias Damiano e Moisés Gonzaga, do Senac.
A avaliação dos chefs e do público consagrou novos ícones culinários. O prêmio de Melhor Prato Gourmet foi concedido ao “Trem de Minas”, uma inovadora sobremesa de panqueca belga desenvolvida pela Primitivo Cafeteria e Torrefação. Já o título de Melhor Prato Contemporâneo, e também o reconhecimento popular como Melhor Prato – Votação Popular, ficou com a Roma Pizza Express, pela sua “Pizza de Filé Mignon com Chimichurri e Creme de Queijo”.
Os estabelecimentos participantes que contribuíram para essa explosão de sabores foram: Algazzarra Buffet, Amado Burger Grill, Aroma & Art Café, Barão, Bataki Batataria e Hamburgueria, Josepio Lounge Bar, Honorato Pizzaria, Kampai Sushi, Kipizza, Lolita Massas Artesanais, Nhac Restaurante, Primitivo Cafeteria e Torrefação, Recanto, Roma Pizza Express, Trapiche, Temaki Sushibar, Traíra’s e Wooderi Hamburgueria.
Thiago Batista Almeida, presidente da CDL Patrocínio, celebrou o impacto do evento: “Esse Festival foi só alegria. Muitas pessoas visitaram Patrocínio e conheceram o trabalho dos nossos bares e restaurantes, que foram muito elogiados. Estão de parabéns”.
O sucesso do 9º Festival já projeta o futuro. Antes mesmo do encerramento desta edição, foi anunciada a data da 10ª edição, que ocorrerá entre os dias 23 e 26 de julho de 2026, prometendo mais uma década de celebração à cultura e à cozinha mineira do Cerrado.
A realização do Festival é fruto de uma robusta parceria entre a Associação Cultural, formada pela ACIP e CDL, e a co-realização da Prefeitura Municipal de Patrocínio. O evento foi apresentado pela Cemig e pelo Governo de Minas Gerais, através da Lei Estadual de Incentivo à Cultura, e pelo Ministério da Cultura e Governo Federal, via Lei Rouanet. Contou ainda com o apoio do Sebrae e a parceria cultural do Sistema Fecomércio MG – Sesc, Senac e Sindcomércio Patrocínio.