Queima do Alho é uma festividade rural típica de alguns estados do interior do Sudeste e Centro-Oeste do Brasil. O nome Queima do Alho é dado à tradição da culinária típica das comitivas de peões de boiadeiro e virou uma das principais atrações da Festa do Peão de Boiadeiro de Barretos.
Seguindo os moldes do evento tradicional, o Programa Giro Sertanejo traz, novamente, à Patrocínio/MG a terceira edição da queima do alho que acontecerá no próximo sábado 6 de abril, no Espaço Cultural. Os ingressos já estão sendo vendidos no Frango no Pote e demais pontos de vendas, com direito a alimentação em todas as comitivas, sendo servido de 17h30 às 20h30. Neste ano também terá um espaço Kids, shows de Paulo e Dênio, Pedro Paulo e Paulo Vítor, Delley e Dorivan, Goiano e Paranaense.
Tradição Queima do Alho
A Tradição surgiu quando os peões de boiadeiros iam montados em seus cavalos com sua comitiva para Barretos. Durante as viagens, os membros da comitiva se dispunham a descascar e queimar o alho para preparar o almoço ou jantar para todos os integrantes. Refeição era preparada no fogo de chão com gordura animal, arroz a carreteiro, feijão gordo, e muito mais.
Hoje na cidade de Barretos, acontece todos os anos o concurso da Queima do Alho, onde os Juízes escolhem a melhor comitiva. O vencedor é o cozinheiro que prepara a melhor refeição à moda dos tropeiros, no menor espaço de tempo.